domingo, 22 de agosto de 2010

OS 3 ERROS QUE PODEM DERRUBAR UM CIO (Chief Information Officer)

Durante esta minha jornada nos últimos anos entre trabalhos de consultorias e auditorias pelo Brasil, entre tantas anotações, reuniões, e observações realizadas durante os processos de auditoria do ambiente de TI que realizei, eu poderia citar 3 erros de Gestão como sendo os mais críticos:

1 ---> Dirigir a TI "desconectada" do rumo dos negócios da sua organização;
2 ---> Não divulgar os indicadores da TI e não investir em "Gestão de Relacionamentos, junto aos usuários, Direção e até mesmo fornecedores";
3 ---> Não estabelecer políticas de gestão de TI, devidamente elaboradas, atualizadas, e divulgadas;

Apesar de observarmos que a literatura sobre Gestão de TI bem como as ferramentas de melhores práticas em gestão de TI, evoluiram muito durante os últimos anos, ainda observa-se pontos de fragilidade e portanto representando risco ao negócio para as empresas devido a falta de observação quanto aos ítens acima citados.

É necessário que os CIO´s de um modo geral fiquem atentos ao alinhamento estratégico entre os recursos de TI e os objetivos do negócio em suas companhias. Seguir os principios da Governança de TI e da Gestão dos Relacionamentos é necessário, e só faz bem.
A cada dia fica evidente que a função do Gestor de Relacionamentos para TI é fundamental no sentido de contribuir sistematicamente com o alinhamento da TI aos objetivos de negócio nas companhias. Fiquem atentos!!!

CARLOS RENATO MAIA

Nenhum comentário: