QUAL O VALOR DA CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL..??

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CERTIFICADO ISO 27002 - SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO - EXIN - 2013 - CERTIFICADO ITIL 2011 FOUNDATION

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terça-feira, 3 de agosto de 2010

O Desafio do Gestor de TI na Atualidade - Versão III

Olá pessoal, estou eu aqui de novo com o mesmo tema, incrivel como este tema vem gerando expectativas por parte dos CIO´s com quem tenho contato direto e também observo como fator positivo, o interesse crescente por parte dos CEO´s em cada vez mais investirem algumas horas de suas apertadas agendas a este tema.
Como eu já havia dito, aparentemente nos dias de hoje falar de Gestão de TI é chover no molhado como se fala popularmente. Observamos que atualmente existe um "roll" de ferramentas disponíveis para avaliar a gestão de TI amplamente divulgadas como no caso do Cobit4.1 , Itil v.3, sem falar em outras ferramentas como BSC, ou seja, indicadores para Gestão da TI, entre tantas outras ferramentas disponíveis.
Como profissional de TI a 20 e tantos anos...agora também como profissional da área de marketing, venho estudando a importância das relações de TI junto ao seu público alvo, ou seja, seus usuários, fornecedores, parceiros, e principalmente seus investidores (board). Pelas observações que venho fazendo, "a grande sacada", é saber como relacionar-se com todo este universo que cerca a TI.
Atualmente nos trabalhos de auditoria e de consultoria do ambiente de TI que venho desenvolvendo, o gap mais observado é justamente "como desenvolver um bom relacionamento" junto aos públicos de TI.
Tenho observado que muitos CIO´s, desenvolvem ou implantam ferramentas de gestão de altíssima tecnologia mas esquecem de coisas bem simples como por exemplo: elaborar uma comunicação eficiente daquilo que a sua TI está fazendo de bom para a empresa.
Poderíamos citar mais de 10 atividades para um Gerente de Relacionamentos mas só para não chatear tanto vocês eu citaria: Revisão dos processos de TI, Alinhamento entre visão de negócio e visão de TI, relacionamento humano..etc..etc..etc..
é por aí que eu a cada dia mais acredito na GERÊNCIA DE RELACIONAMENTOS PARA TI.
PENSEM NO ASSUNTO...

um abraço, Carlos Renato Maia
Gestão de TI Fone - 51- 92022717.

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