QUAL O VALOR DA CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL..??

Total de visualizações de página

CERTIFICADO ISO 27002 - SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO - EXIN - 2013 - CERTIFICADO ITIL 2011 FOUNDATION

CERTIFICADO ISO 27002 - SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO - EXIN - 2013 - CERTIFICADO ITIL 2011 FOUNDATION

COBIT 5

COBIT 5
Powered By Blogger

CONTATOS REFERENTES A TRABALHOS DE AUDITORIA E CONSULTORIA

CERTIFICAÇÕES PROFISSIONAIS:
ISO 27002 - Segurança da Informação - 2013;
ITIL 2011 Foundation - 2014;
Formação COBIT4.1 - Redes Sociais -

Serviços Prestados:
Auditoria na Área de Informática - Auditoria do ambiente de tecnologia da informação

Consultorias de Apoio a Criação de Políticas e Procedimentos Referentes ao Uso das Redes Sociais ;

Consultoria em Gestão de Relacionamentos para TI ;

Consultoria de Apoio a Formação de Comitês de Gestão da TI;

Alinhamento estratégico TI x Rumos do Negócio ;

Contatos:
51- 92022717
51- 33429388

crmaia7@gmail.com - Email





Postagens mais lidas no BLOG

Pesquisar este blog

logo da Consultoria - MAIA - TI

logo da Consultoria - MAIA - TI
copie e cole para ver no tamanho ideal

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

As competências necessárias para trabalhar em TI no ano de 2020

Meio técnico, meio executivo; em parte tecnólogo com orientação comercial, especialista em segurança e marqueteiro. Você está pronto?
No ano de 2020, a expertise técnica deixará de ser a pedra fundamental dos departamentos de TI. Funcionários de todas as seções nas empresas terão relativo domínio acerca do emprego de recursos tecnológicos para desempenhar as atribuições.
Ainda assim, visionários e experts da informática preveem uma busca expressiva por profissionais com capacidade de interpretar volumes enormes de dados. Aqueles que dominarem técnicas de segurança, souberem gerenciar questões críticas em sistemas recentes e transmitirem com clareza como a TI pode impulsionar os negócios, também sairão na frente.
1. Análise de dados
Lá por 2020, o volume de dados gerados anualmente estará na casa dos 35 zettabytes, ou 35 milhões de petabytes, informa o departamento de pesquisas da IDC. Para ter uma ideia, isso seria o suficiente para construir uma torre de DVDs alta o bastante para chegar até a lua e voltar, afirma John Gantz, principal executivo de pesquisas da IDC.
A demanda por profissionais capacitados para a depuração de um volume monstruoso de informações será igual à estabelecida por gente habilitada para cooperar com unidades de negócios na definição da natureza dessas informações.
Este profissional, híbrido de tecnólogo com visão para negócios, terá excelentes conhecimentos acerca dos processos e das operações comerciais. “Essas pessoas saberão identificar o tipo de informação necessário para as empresas e como transformar essas informações em lucro”, afirma o presidente e CEO da Foote Partners LLC, David Foote. “Você poderá contar com um contingente expressivo de pessoas com bons conhecimentos sobre a dinâmica da cadeia produtiva de transformação de informação em dinheiro”, diz.
2. Avaliação de riscos
Segundo o visionário David Pearce Spyder, a gestão de riscos deverá apresentar demanda estável em toda a década de 2020, especialmente na hora em que as empresas travarem batalhas com a complexidade da TI. Uma comparação pode ser traçada entre as complexidades que se aproximam no front da TI e os esforços hercúleos da British Petroleum em cessar o vazamento de petróleo no Golfo do México, ou com a luta da Toyota em eliminar a repentina aceleração de alguns de seus veículos, diz Snyder.
“Em épocas de grandes avanços como a atual e que deve se manter até os anos 20 do atual milênio, você inevitavelmente se depara com efeitos indesejados cada vez que realiza um ensaio em um ambiente totalmente novo. Esteja certo de que pelo caminho irão surgir consequências inesperadas”, afirma. As empresas irão caçar profissionais com capacidade de prever e de reagir a esses desafios.
3. Domínio da robótica
De acordo com o consultor de inovações Joseph Coates, do Estado de Washington (EUA), robôs exercerão cada vez mais tarefas - um prato cheio para os profissionais de TI com especialização em robótica.
“Você pode pensar em robôs como dispositivos humanos, basta ampliar o conceito da palavra e abrigar em seu escopo tudo que funciona de forma automatizada”, diz Coates. Esses dispositivos irão executar pesquisas, cuidarão da manutenção e de reparos. Os especialistas irão explorar o uso da tecnologia em mercados verticais. Por exemplo, determinados profissionais em robótica deverão se especializar no atendimento à saúde, desenvolver equipamentos para reabilitação, ao passo que outros poderão criar dispositivos para deficientes ou soluções voltadas para a educação.
4. Segurança da informação
Já que passamos cada vez mais tempo conectados, a verificação de identidades e a proteção da privacidade deverão constituir grandes desafios em 2020. Haverá cada vez menos interações diretas e o volume de informações pessoais na internet será maior. Novas tecnologias vão tornar o furto de identidade cada vez mais sofisticado, informa um estudo realizado pela PriceWaterhouse Coopers. Haverá mais profissionais voltados ao trabalho de call centers, o que deixará as organizações mais expostas e vulneráveis.
“Vivemos uma época de riscos”, e isso se deve ao fato de muitos funcionários terem bons conhecimentos de tecnologia. Ainda assim, estes não têm noção sobre a importância da proteção de dados. “Em 2020 isso mudará. Terá chegado a hora em que as empresas blindarão o contingente de dados de maneiras robustas – de data centers, passando por interfaces com a Internet e por formas de acesso remotas”, prevê.
5. Administrar redes
Os segmentos de administração de redes e gestão de transmissão de dados permanecerão no topo das ocupações em 2020. Mas, à medida que as organizações fogem do aumento nas folhas de pagamento, elas vão buscar os serviços de consultorias para lhes orientar sobre maneiras de incrementar a eficiência e manter a produção. Para fazer essa afirmação, Snyder baseou-se em informações obtidas junto ao departamento de estatísticas laborais dos EUA.
“Você já estará operando em um ambiente extremamente enxuto no que se refere à mão-de-obra, tudo que restará será aumentar a produtividade”, diz. “Eu vou precisar que alguém venha até mim para explicar como usar as tecnologias de que disponho a fim de seguir nessa rota”.
Fonte: IDG now, 2010