Levantamento aponta que apenas 14% dos empresários brasileiros se dizem totalmente de acordo com a forma como essa quantificação é realizada.
Pesquisa da Amcham com executivos do segmento de tecnologia da informação detectou que 96% reconhecem uma tendência de maior cobrança por construção e adoção de indicadores para a área. Por outro lado, somente 14% se dizem totalmente satisfeitos com a forma como essa quantificação é realizada.
Dos 44 empresários, gestores e executivos da cadeia de TI brasileiros, 73% afirmaram que já faz parte da política de suas empresas a mensuração periódica e o desenvolvimento de indicadores de desempenho de TI.
De acordo com o levantamento, os principais pontos que dificultam essa mensuração envolvem conseguir tangibilizar todos os benefícios e retornos das ações, questão apontada por 41% dos ouvidos.
Outro desafio, revela a pesquisa, indicado por 30% dos profissionais ouvidos, é estabelecer indicadores que indiquem desempenho, governança e maturidade da área. Obter informações sobre o impacto de TI em outros setores da empresa vem logo em seguida com 18%. Por fim, os entrevistados apontaram quantificar a eficiência dos processos e sistemas de tecnologia (14%).
Para os entrevistados, a adequada mensuração dos resultados da TI possibilita resultados como direcionar melhor os investimentos na área (59%); corrigir falhas nos processos (55%); identificar pontos com potencial para redução de custos (43%); garantir maior visibilidade da área (36%); e justificar investimentos (34%).
Fonte: CIO Digital 2012
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