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CERTIFICADO ISO 27002 - SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO - EXIN - 2013 - CERTIFICADO ITIL 2011 FOUNDATION

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terça-feira, 20 de maio de 2014

Líderes de TI têm dificuldade para integrar sua área com negócios


Apesar dos progressos, executivos enfrentam obstáculos para serem compreendidos e praticar inovação, confirma pesquisa.

Os CIOs e outros executivos de TI têm feito progressos significativos em seus esforços de longa data para alinhar e coordenar seus departamentos com as unidades de negócios de suas organizações. Apesar deste esforço, os obstáculos permanecem diante da visão da verdadeira TI e integração de negócios que possam ser plenamente realizados. A confirmação vem da pesquisa "CIOs nos cruzamentos Tecnológicos e  Culturais", divulgada pela Red Hat.

A pesquisa, encomendada pela Red Hat através da CIO Strategic Marketing Services/IDG Research Services entrevistou 100 executivos de TI que atual em organizações com 1 mil ou mais empregados sobre os papéis atuais e futuro do CIOs. 

Os resultados do relatório revelam o progresso que os CIOs e outros executivos de TI têm feito em assumir papéis mais estratégicos, bem como os desafios que continuam a enfrentar. Entretanto, o estudo levanta questões fundamentais sobre como esses executivos podem melhorar a inovação empresarial dentro de suas empresas e até mesmo sugere que tendo os negócios e TI em conjunto pode levar algo tão fundamental como repensar a posição de CIO em si.

Atualmente, muitos CIOs e outros executivos de TI gastam muito do seu tempo "mantendo as luzes acesas", com 48% e 47% dos entrevistados selecionando "melhorando operações de TI/desempenho do sistema"  e "implementando novos sistemas e arquiteturas" como uma das suas cinco principais áreas de foco, respectivamente. 

Apesar dessas demandas do dia-a-dia, muitos executivos de TI entrevistados também conseguem envolver-se em uma variedade de atividades empresariais, incluindo 45% dos entrevistados que notam que atualmente gastam tempo alinhando as iniciativas de TI com os objetivos de negócio.

Nos próximos anos, os executivos de TI querem passar mais tempo contribuindo para a estratégia de negócios, de acordo com os resultados da pesquisa. Quando perguntados onde eles gostariam de passar mais tempo nos próximos três a cinco anos, os entrevistados indicaram que eles gostariam de identificar oportunidades de diferenciação competitiva (48%); cultivar a parceria de negócios de TI (42%); impulsionar a inovação empresarial (41%); alinhar as iniciativas de TI com os objetivos de negócio (35%); e desenvolver e aperfeiçoar a estratégia de negócios (32%).

Oportunidades de negócios

Dada a oportunidade, os executivos de TI entrevistados acreditam que poderiam ser contribuintes valiosos para as estratégias de negócios. Entre os entrevistados, 78% avaliaram seu conhecimento do negócio ou como "excelente" ou "bom" e 66% disseram que sua receptividade a novas ideias provenientes de unidades de negócios foi "excelente" ou "bom". 

Mesmo dada a oportunidade de inovar, muitos sentiram frustrados por fatores fora de seu controle. Quando perguntados se eles tinham o orçamento para apoiar e permitir novas ideias de negócios, 57% disseram que seu orçamento disponível era apenas "justo" ou "inferior", e 62% disseram o mesmo sobre nível de seus colaboradores.

Outros desafios permanecem antes que TI seja vista como um contribuinte para a estratégia de negócios. Quando os executivos de TI entrevistados foram a descrever como os patrocinadores de suas empresas viam a organização de TI, apenas 10% disseram que eram percebidos como "pares" de negócios envolvidas no desenvolvimento, não apenas permitindo a, estratégia de negócios. 

Menos ainda dos patrocinadores do negócio (4%) foram pensados para serem compreendidos como um "responsável pela mudança do jogo”, que serve como o principal motor do futuro competitivo da empresa. 

Enquanto isso, os entrevistados de TI disseram que quase 30% dos acionistas da empresa ainda consideram o departamento de TI apenas como um "centro de custo". A pesquisa mostrou que novos projetos de TI são mais frequentemente iniciados por uma abordagem de business championss de TI (77%) do que por uma ação do ponto de vista de negócios de TI (68%). 

De acordo com a pesquisa, TI e representantes das empresas apenas colaboram para identificar em conjunto novos projetos e oportunidades de inovação 16% do tempo.

“É uma fonte de inovação chave de negócios. É responsabilidade dos executivos de TI comunicar o valor estratégico d a inovação", disse Lee Congdon, CIO, da Red Hat. "Os resultados da pesquisa mostram claramente a necessidade dos executivos de TI em ter uma compreensão clara da sua organização, e aumentar a colaboração entre TI e líderes empresariais. É através desta inovação colaborativa que não só as percepções irão mudar, mas também os resultados da empresa serão impulsionados".

 Fonte: ComputerWorld 2014

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