QUAL O VALOR DA CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL..??

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CERTIFICADO ISO 27002 - SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO - EXIN - 2013 - CERTIFICADO ITIL 2011 FOUNDATION

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quinta-feira, 29 de maio de 2014

OS DESAFIOS DA GOVERNANÇA DE TI NAS EMPRESAS MÉDIAS BRASILEIRAS


 

Os projetos de governança de TI estão avançando a passos muito curtos nas empresas médias, isto se deve aos seguintes fatores: 1 - a maioria das empresas Brasileiras não possuem um planejamento estratégico devidamente constituído, 2 - as empresas médias não possuem profissionais de TI no topo da pirâmide o que na pratica significa que a TI fica na maioria das vezes fora do tema "RUMOS DO NEGÓCIO". 3 - temos poucos profissionais certificados, 4 - a maioria das empresas não visualiza a sua TI como ESTRATÉGICA. 5 - Ainda temos muitas estruturas de TI trabalhando no clássico estilo "corpo de bombeiros".

Estou trabalhando fortemente para que esta "visão" seja substituída pelo entendimento de que a TI é estratégia e como tal, merece até mesmo um planejamento de marketing, devemos trabalhar mais os aspectos do marketing de relacionamentos dentro da própria TI. A aproximadamente 5 anos venho falando para meus clientes que é muito importante também a criação do comitê estratégico de TI, alguém vai me perguntar...- mas isto aplicado a empresas médias ? - vos digo que sim, é muito viável e extremamente positivo para todos os envolvidos, ou seja, a TI tem que saber vender seus projetos e a empresa quer estas soluções, porém ambas as partes possuem dificuldades de relacionamento, dificuldade de entendimento.

Mesmo diante deste cenário, estou observando que aos poucos este trabalho de conscientização está sendo bem entendido pelos "boards" das empresas em que atuamos.

O caminho para que a TI das empresas médias brasileiras ainda é bem espinhoso.

Observo que nos profissionais da TI devemos fazer um trabalho de reflexão e de conscientização para que tanto o pessoal de TI enxergue que é necessário saber vender o que a TI faz de bom dentro da empresa, assim como buscar que os sócios entendam sobre a necessidade de inserir a TI dentro do planejamento estratégico da empresa seja formalmente (melhor) ou informalmente desde que a TI participe das reuniões como “provedora das melhores soluções para alavancar os negócios da empresa”.

“Se você quer que a TI da sua empresa apresente bons resultados, faça com que ela seja estratégica e não somente operacional”.

Vamos em frente, abraços

Carlos Renato Maia – Nardon Nasi Auditores Independentes

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