QUAL O VALOR DA CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL..??

Total de visualizações de página

CERTIFICADO ISO 27002 - SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO - EXIN - 2013 - CERTIFICADO ITIL 2011 FOUNDATION

CERTIFICADO ISO 27002 - SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO - EXIN - 2013 - CERTIFICADO ITIL 2011 FOUNDATION

COBIT 5

COBIT 5
Powered By Blogger

CONTATOS REFERENTES A TRABALHOS DE AUDITORIA E CONSULTORIA

CERTIFICAÇÕES PROFISSIONAIS:
ISO 27002 - Segurança da Informação - 2013;
ITIL 2011 Foundation - 2014;
Formação COBIT4.1 - Redes Sociais -

Serviços Prestados:
Auditoria na Área de Informática - Auditoria do ambiente de tecnologia da informação

Consultorias de Apoio a Criação de Políticas e Procedimentos Referentes ao Uso das Redes Sociais ;

Consultoria em Gestão de Relacionamentos para TI ;

Consultoria de Apoio a Formação de Comitês de Gestão da TI;

Alinhamento estratégico TI x Rumos do Negócio ;

Contatos:
51- 92022717
51- 33429388

crmaia7@gmail.com - Email





Postagens mais lidas no BLOG

Pesquisar este blog

logo da Consultoria - MAIA - TI

logo da Consultoria - MAIA - TI
copie e cole para ver no tamanho ideal

terça-feira, 24 de setembro de 2013

CIOs contam como administram a rotina diária, equilibrando trabalho e descanso


Entre as atividades operacionais, tarefas estratégicas, liderança e gestão da equipe, a rotina de um CIO raramente se mostra pacata. Nessa correria contra o tempo, planejar a agenda costuma ser uma tarefa quase impossível, mas que pode se mostrar essencial para administrar melhor o dia e reservar um período para o descanso.

Gustavo Dias Adorno, CIO da SEGPLAN, explica que a rotina de um gestor de TI é extremamente agitada e há envolvimento tanto com clientes e usuários quanto com colaboradores. “É o dia inteirinho recebendo e resolvendo problemas”, destaca. Entre as tarefas, existem momentos em que é possível planejar o dia ou estruturar uma agenda. “Mas normalmente, essa agenda é atropelada por demandas de crise ou outras solicitações imediatas que temos a obrigação de atender, fugindo um pouco do planejamento”.

Para lidar bem com imprevistos, Adorno recomenda criar formas de mitigar problemas inesperados. “Mas se nós, da área da tecnologia, soubéssemos dos problemas antes, resolveríamos previamente. Quando aparecem, e como causam um impacto muito grande na sociedade, a resolução precisa ser imediata”, diz.

O CIO da Eletrozema, Denis Rosa, aponta que hoje os principais projetos de negócio dependem do setor de TI, o que também contribui para tornar a rotina mais acelerada e cheia de tarefas. “Além de saber de tecnologia, um CIO deve conhecer bem o negócio da empresa em que atua, bem como futuras oportunidades, para que a TI possa realmente estar alinhada com a visão estratégica da organização e ser um agente de mudanças”, diz.

Planejar o dia pode facilitar as coisas!

Há muito tempo que saber trabalhar sobre pressão deixou de ser diferencial e tornou-se condição indispensável para se ter sucesso no mundo corporativo – é o que explica o CIO da Cooperativa Agrária Agroindustrial, Walter Galvan. “Em TI não é diferente. É muita informação, novas tecnologias e demandas surgindo de todo lado da empresa. São muitas reuniões, pedidos de prioridade, e tudo parece simples na visão do usuário. O planejamento é fundamental para atuar naquilo que é mais urgente e importante”, defende.

Segundo Denis Rosa, a organização começa pela estrutura do departamento. “Não dá pra todo mundo fazer tudo como era antigamente. Tendo uma equipe organizada, bem distribuída e confiável, fica bem mais confortável planejar as atividades”, explica. Para ter uma boa estrutura organizacional, Rosa defende que é preciso identificar os líderes dentro de cada área e compartilhar as responsabilidades com eles, delegando tarefas e acompanhando os resultados constantemente.

“Sempre traço um plano para o dia a dia”, garante o CIO. “Faço isso de várias formas, seja agendando atividades no SmartPhone, na agenda do e-mail corporativo, no bom e velho caderninho de papel, enfim, da forma que melhor me faça não esquecer daquela tarefa quando eu precisar executá-la ou acompanhá-la”, conta. Para ele, também é imprescindível fazer um acompanhamento minucioso dos principais projetos da empresa, através de reuniões formais, definidas conforme a necessidade de cada um. “Porém, por mais que eu me planeje, quase sempre é difícil cumprir o que planejei. Ainda assim sempre me esforço para não deixar que as tarefas que são importantes hoje não se tornem urgentes amanhã”, ressalta.

E a consumerização?

Diante do cenário da consumerização e das novas mídias, fica cada vez mais difícil distinguir o tempo de trabalho dos momentos de descanso, quando fora da empresa. “A cada dia que passa, separamos menos essa situação”, acredita Adorno. “Pela facilidade de estarmos sempre conectados, passamos o dia inteiro acessando emails e problemas que dificultam essa distinção entre o tempo particular e o profissional”.

O CIO da SEGPLAN acredita que os dispositivos têm seu lado positivo, porque trazem a velocidade e a praticidade da informação, mas em contrapartida agregam outros problemas, “Nessa situação, podemos ser acionados a qualquer momento. É bom porque, se ocorreu algum problema, conseguimos resolver de imediato. Mas tem o lado ruim, porque inevitavelmente isso causa desconforto familiar”, explica.

Rosa, da Eletrozema, destaca que a palavra-chave é a disciplina. “Se não nos policiarmos, ficamos escravos da informação. Devemos utilizar a mobilidade, a facilidade de acesso a nosso favor e não para nos escravizar”, explica. Para ele, deve haver um equilíbrio entre a vida particular e a profissional. “Não que uma deva interferir na outra. Devemos separar momentos para focar única e exclusivamente na vida pessoal, assim como fazemos muitas vezes no ambiente de trabalho”, recomenda Rosa.

Essa rotina agitada, porém, faz com que os profissionais valorizem mais ainda o tempo de descanso. Galvan explica que seu BlackBerry é seu companheiro inseparável - às vezes, quase tropeça nas escadas por estar com os olhos na tela. “Mas evito ler e responder e-mails durante as reuniões e em momentos nos quais estou com outras pessoas ou com a família. Afinal, o tempo é algo precioso e se alguém está ao seu lado, é justo que receba toda a atenção”, conclui.
Fonte: IT4CIO - 2013

Nenhum comentário: