QUAL O VALOR DA CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL..??

Total de visualizações de página

CERTIFICADO ISO 27002 - SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO - EXIN - 2013 - CERTIFICADO ITIL 2011 FOUNDATION

CERTIFICADO ISO 27002 - SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO - EXIN - 2013 - CERTIFICADO ITIL 2011 FOUNDATION

COBIT 5

COBIT 5
Powered By Blogger

CONTATOS REFERENTES A TRABALHOS DE AUDITORIA E CONSULTORIA

CERTIFICAÇÕES PROFISSIONAIS:
ISO 27002 - Segurança da Informação - 2013;
ITIL 2011 Foundation - 2014;
Formação COBIT4.1 - Redes Sociais -

Serviços Prestados:
Auditoria na Área de Informática - Auditoria do ambiente de tecnologia da informação

Consultorias de Apoio a Criação de Políticas e Procedimentos Referentes ao Uso das Redes Sociais ;

Consultoria em Gestão de Relacionamentos para TI ;

Consultoria de Apoio a Formação de Comitês de Gestão da TI;

Alinhamento estratégico TI x Rumos do Negócio ;

Contatos:
51- 92022717
51- 33429388

crmaia7@gmail.com - Email





Postagens mais lidas no BLOG

Pesquisar este blog

logo da Consultoria - MAIA - TI

logo da Consultoria - MAIA - TI
copie e cole para ver no tamanho ideal

domingo, 14 de agosto de 2011

VOCÊ CONHECE A ISO RELACIONADA A TI ?

Há muitos anos atrás, o mundo sentiu a necessidade de criar certificações que garantissem as melhores práticas voltadas à área de TI. Atualmente a norma ISO 20000 é um “assunto incontornável” na questão de certificações, bem como em melhores práticas do segmento.
Para entendermos a ISO 20000 temos de recorrer a BS 15000 criada pelo British Standards Institute – BSI, a qual se tratava de uma norma com o objetivo de proporcionar especificações para a gestão de TI, tendo estabelecido os critérios de auditoria e certificação às organizações. Embora mais utilizada no Reino Unido, a BS tinha relativa influência em outros países. Em 2005, o BSI lança a ISO 20000, alinhada aos conceitos da ITIL, mas com o seu próprio padrão internacional para auditoria e certificação, em total conformidade às melhores práticas. Note-se que um novo release da norma foi divulgado no corrente ano.
A ISO 20000 pode ser descrita como uma norma para avaliação da maturidade do Sistema de Gestão de Serviços de TI, a qual pode ser ainda usada para realizar um “health check” dos processos de determinada organização.
Considerando que a ITIL é o framework que oferece orientação ao Sistema de Gestão, a ISO 20000, também conhecida como ISO/IEC 20000, é a norma internacionalmente aceita para tal.
A ISO 20000 principalmente consiste em duas partes: A primeira parte é obrigatória e deve ser integralmente respeitada e, se usada de forma pragmática, pode dar valor real a qualquer versão de ITIL adaptada. A segunda parte pode ser utilizada como apoio a respectiva estruturação e implementação.
O alinhamento entre ITIL e ISO 20000 permite mitigar um dos problemas mais complexos que os gerentes de TI enfrentam atualmente: conquistar o total compromisso da Direção. A ISO 20000 não só fornece os meios para certificar a conformidade de TI, mas também ajuda a acelerar a adoção e conscientização dos inúmeros conceitos da ITIL.
O que leva uma empresa a considerar obter esta certificação? O principal motivo é que esta oferece uma grande vantagem competitiva para o provedor de serviços de TI, seja ele interno ou externo, e ainda, quando submetido a uma auditoria independente, pode demonstrar que está em total conformidade à norma, evidenciando seus Documentos (Processos, Políticas, Diretrizes, Procedimentos, Indicadores etc.) e seus Registros (Aplicações/Sistemas internos – Incidentes, Problemas, RDM, Portfólio de Serviços, BDGC/CMDB, ANS/SLA, ANO/OLA, CA/UC etc.).
Outros benefícios da ISO 20000 incluem: maior qualidade dos serviços de TI, aumento dos níveis de satisfação de clientes, melhor produtividade das equipes, redução de custos e melhoria contínua como um todo através do ciclo PDCA.
No entanto, antes de considerar serviços de um provedor que seja certificado ISO 20000, o cliente deve estar ciente de que esta certificação não garante que o provedor de serviços seja totalmente capaz de fornecer serviços com altíssimos níveis de eficiência e eficácia, uma vez que o escopo desta pode ser limitado a uma pequena parte do Negócio, e talvez não englobe a área em que está almejando o respectivo serviço, mas pode ter certeza que este provedor está muito mais comprometido e salvaguardado do que a concorrência, incluindo aspectos de capacidade, segurança, robustez, suporte, disponibilidade, continuidade etc.
O que você acha? Seria interessante a sua empresa investir em ISO 20000?
By Marcelo Correa

Nenhum comentário: