Mais do que gerir projectos, a tarefa assumida como a mais importante por gestores de TI portugueses inquiridos num estudo do PortalTSI.net é interagir com “gestores de topo” nas organizações. 71% reporta ao CEO.
Um estudo de investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sobre a gestão de TI nas grandes empresas portuguesas, revela que a actividade assumida como a mais importante de um gestor de TI é a interacção com colegas de topo. Perto de 85% dos inquiridos respondeu nesse sentido. A gestão de projectos foi considerada como a segunda tarefa mais importante por cerca de 83%. A maioria dos responsáveis (71%) está em início de carreira.
Em linha com estes dados, as duas competências consideradas mais importantes para o desempenho do gestor de TI são o entendimento sobre os objectivos e processos da empresa e a capacidade de pensar e definir estratégias. Mas entre os principais obstáculos encontrados pelos gestores no desempenho da sua actividade, o maior, apontado por cerca de 77% dos inquiridos é a falta de tempo para precisamente pensar e definir estratégias. Relacionado talvez com esse obstáculo, está o segundo maior: a “lista interminável de pedidos e projectos”, referida por 73%. E a agravar provavelmente o ambiente, estão as “expectativas irrealistas do corpo de gestão”, (64%).
Perto de 71% dos gestores são supervisionados pelos CEO ou directores-gerais das organizações, enquanto 20% reportam ao CFO ou director financeiro das empresas. Curiosamente o domínio sobre as questões de negociação é a competência menos valorizada entre os gestores de TI inquiridos.
Em termos de tecnologia implantada para a gestão de TI, a dominante – usada por 90% – é a folha de cálculo. Segue-se o software de gestão de projectos (67%). Depois os mais referenciados são o Microsoft System Center (18%),o HP OpenView (18%) e o IBM Tivoli (7%).
Projectos de BI com maior crescimento
O número de empresas com sistemas de BI implantado deverá crescer mais de 20% nos próximos anos, passando para quase 70% do universo abordado pelo estudo. Os projectos de CRM terão o crescimento mais importante, seguindo-se os de relacionados com gestão do fluxo de trabalho.
Universo do estudo
O trabalho envolveu a recolha de dados entre Fevereiro e Maio de 2008, sendo disponibilizado um questionário online a 500 gestores de sistemas de informação de empresas portuguesas dentro do universo das 1000 maiores empresas (em termos de volume de negócios) identificadas pelo INE. A selecção da amostra foi casual estratificada. No final obtiveram-se 59 respostas válidas, o que corresponde a uma taxa efectiva de resposta de 12,9%.
Fonte: ComputerWorld 2011
CASO CLINICO 2 - REABILITAÇÃO ESTÉTICA 2
Há 12 anos
Nenhum comentário:
Não é permitido fazer novos comentários.