QUAL O VALOR DA CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL..??

Total de visualizações de página

CERTIFICADO ISO 27002 - SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO - EXIN - 2013 - CERTIFICADO ITIL 2011 FOUNDATION

CERTIFICADO ISO 27002 - SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO - EXIN - 2013 - CERTIFICADO ITIL 2011 FOUNDATION

COBIT 5

COBIT 5
Powered By Blogger

CONTATOS REFERENTES A TRABALHOS DE AUDITORIA E CONSULTORIA

CERTIFICAÇÕES PROFISSIONAIS:
ISO 27002 - Segurança da Informação - 2013;
ITIL 2011 Foundation - 2014;
Formação COBIT4.1 - Redes Sociais -

Serviços Prestados:
Auditoria na Área de Informática - Auditoria do ambiente de tecnologia da informação

Consultorias de Apoio a Criação de Políticas e Procedimentos Referentes ao Uso das Redes Sociais ;

Consultoria em Gestão de Relacionamentos para TI ;

Consultoria de Apoio a Formação de Comitês de Gestão da TI;

Alinhamento estratégico TI x Rumos do Negócio ;

Contatos:
51- 92022717
51- 33429388

crmaia7@gmail.com - Email





Postagens mais lidas no BLOG

Pesquisar este blog

logo da Consultoria - MAIA - TI

logo da Consultoria - MAIA - TI
copie e cole para ver no tamanho ideal

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O segredo para ser um bom gestor

As empresas já perceberam há algum tempo que o sucesso depende de colocar as pessoas certas nas funções certas. Quando falamos nas equipes de TI, por exemplo, se quiser alcançar os resultados esperados, o CIO precisa equilibrar as competências do seu time. Mas o verdadeiro sucesso, de acordo com o CTO da consultoria norte-americana Diamond, Chris Curran está em conseguir que os profissionais trabalhem juntos para atingir objetivos comuns.

Curran cita a própria área de TI como um exemplo. O especialista afirma que, além do problema já tradicional de falta de alinhamento com os objetivos de negócio, o departamento de tecnologia sofre de outro mal – menos óbvio: uma total falta de interação entre as equipes que cuidam de sistemas com as responsáveis pela infraestrutura.”Há uma tendência de que cada profissional fique muito mais focado em sua função do que nos projetos em que estão trabalhando”, pontua o CTO, ao destacar que isso compromete os resultados da TI como um todo.

Muitos analistas defendem que os gestores deveriam atuar como técnicos de futebol.Para ter pleno sucesso, precisam escolher as pessoas adequadas para cada posição e, além disso, têm de se preocupar em fazer com que esses profissionais trabalhem de forma integrada.

Algumas empresas já investem em um modelo de desenvolvimento de seus principais gestores com o intuito de prepará-los para essa gestão mais abrangente de equipes. A General Eletric é um dos exemplos mais conhecidos, segundo Curran. Ele afirma que a empresa é reconhecida por sua capacidade de preparar bons gestores, em especial, CEOs.

Um estudo da University of Western Ontario, do Canadá, confirmou que a GE tem o que eles classificam como um excepcional processo de desenvolvimento dos gestores. Mais do que isso, segundo o levantamento, os líderes que deixaram a empresa tiveram sucesso também em outras empresas depois da experiência na General Eletric.

O segredo do sucesso da GE está em uma metodologia batizada de VRIO e que basicamente consiste em gerenciar qualquer iniciativa a partir de quatro questões:

Value (valor) – Como conduzir as oportunidades e adaptá-la aos desafios?

Rarity (raridade) – Outra empresa tem esse recurso?

Imitability (imitabilidade) – Outra empresa pode rapidamente/com poucos recursos replicar isso?

Organization (organização) – A empresa está organizada para tirar vantagem desse recurso?

A partir da análise do VRIO, a universidade canadense concluiu que o programa de desenvolvimento de gestores da GE proporciona vantagens competitivas e sustentáveis para a companhia. Entretanto, o modelo não pode ser facilmente replicável em outras companhias. “Poucas organizações podem incorporar as políticas e a cultura da GE”, avalia Curran. “Mas companhias inovadores e nas quais o CIO é um membro fundamental dentro do time de lideranças podem construir sistemas bem-sucedidos”, acrescenta.
Atenção no que coloquei em negrito...aí está o ponto chave.
Abraço Carlos Maia
Fonte: ComputerWorld - 2010

Nenhum comentário: