É muito positivo observar que este tema vem avançando ao longo dos últimos anos.
A aproximadamente 8 anos, venho insistindo neste tema junto aos colegas do setor de TI, de que a área de TI deve avançar no quesito "relacionamentos".
sds
boa leitura, Carlos R. Maia
A aproximadamente 8 anos, venho insistindo neste tema junto aos colegas do setor de TI, de que a área de TI deve avançar no quesito "relacionamentos".
sds
boa leitura, Carlos R. Maia
A integração de diversas áreas e o bom
relacionamento entre pares são fundamentais para o sucesso dos projetos de TI
Executivos
de tecnologia vivem em um mundo de mudança no qual as únicas constantes parecem
ser a busca por melhora contínua do desempenho, aumento de produtividade e
colaboração com os pares. Neste ambiente altamente integrado e matricial,
existem muito poucas pessoas e muito trabalho para que a gente se afaste dos
outros. Nós nos apoiamos em nossos colegas para compartilhar conhecimento,
resolver problemas em conjunto, fornecer dados e encontrar suporte para nosso
trabalho.
Mas a
colaboração bem-sucedida demanda tempo e esforço concentrado.
Por onde
começar? Veja algumas dicas:
Comece
com o ‘Por quê?’
As pessoas têm muito a fazer. Se eles não entenderem a verdadeira importância da colaboração, não farão nada. Por exemplo, alguém pode até concordar que a colaboração irá melhorar o atendimento ao cliente. Mas isto não é motivo suficiente para insistir na colaboração e trabalhar além dos limites de sua área quando o deadline se aproxima e a pressão aumenta. Porque perder tempo com um conceito que pode ter resultados ou não?
As pessoas têm muito a fazer. Se eles não entenderem a verdadeira importância da colaboração, não farão nada. Por exemplo, alguém pode até concordar que a colaboração irá melhorar o atendimento ao cliente. Mas isto não é motivo suficiente para insistir na colaboração e trabalhar além dos limites de sua área quando o deadline se aproxima e a pressão aumenta. Porque perder tempo com um conceito que pode ter resultados ou não?
Um
argumento muito mais convincente seria “o departamento X trabalha com os seus
clientes todos os dias. Se nós não desenvolvermos um relacionamento próximo com
eles, nunca saberemos o suficiente para atender nossos clientes da maneira
correta.” Com isso, fica claro o que é crítico, o que é necessário e quais as
consequências de não colaborar.
Este tipo
de argumento é o primeiro passo para construir relações bem-sucedidas entre as
áreas da companhia. Para entender a motivação, responda às perguntas abaixo:
1 - O que está em jogo para a empresa e para os clientes se as divisões não colaborarem?
2 - O que cada grupo tem que os outros precisam?
3 - Porque alguns precisam de outros para melhorar o desempenho?
Construa relações pessoais
Simplesmente concordar com a colaboração não faz ela acontecer. Para ser bem-sucedida, a colaboração leva tempo, interação e esforço.
1 - O que está em jogo para a empresa e para os clientes se as divisões não colaborarem?
2 - O que cada grupo tem que os outros precisam?
3 - Porque alguns precisam de outros para melhorar o desempenho?
Construa relações pessoais
Simplesmente concordar com a colaboração não faz ela acontecer. Para ser bem-sucedida, a colaboração leva tempo, interação e esforço.
Se uma
organização precisa de sinergia entre divisões, as pessoas devem construir bom
relacionamento com as outras equipes. Isto não acontece na noite para o dia.
Relacionamentos se fortalecem quando as pessoas criam confiança umas nas
outras. Isto vem com o tempo, conforme um sabe o time do coração do outro, a
paixão por filmes antigos ou a preferencia por comida vegetariana.
Isto é a
fundação para que se crie a confiança no relacionamento. Confiança existe
quando as pessoas podem contar com as outras para fazer o que querem fazer e
para agir com intenções positivas. A melhor maneira de construir confiança é
sendo confiável. Se um compromisso não puder ser honrado, aja de forma proativa
e explique a situação, e desenvolva um plano de contingência para manter a
parceria positiva.
Com
confiança, as pessoas percebem que têm poderosos aliados na organização. Estas
pessoas são aquelas com quem irão conversar quando as políticas organizacionais
estiverem confusas, as prioridades mudarem ou circunstâncias especiais
demandarem atenção diferenciada. Existe um benefício adicional em desenvolver
esses relacionamentos entre as divisões: as pessoas podem fazer amigos no
trabalho, o que, de acordo com um estudo do Gallup, é um dos principais
indicadores de satisfação no trabalho.
Fique
atento à execução
Ficar atento à execução não precisa ser algo difícil. Em uma reunião com representantes-chave de diversos grupos, identifique:
1 - Quais são os objetivos de curto e de longo prazo para a colaboração?
2 - Como os envolvidos saberão que as metas foram atingidas?
3 - Quais processos terão de ser estruturados para que o trabalho dê certo?
4 - Qual o papel e as responsabilidades de cada grupo?
5 - Qual será a periodicidade dos encontros? Quem é o responsável pelas reuniões?
6 - Como as decisões serão tomadas? Quais decisões precisam ser levadas a superiores? A quem?
Ficar atento à execução não precisa ser algo difícil. Em uma reunião com representantes-chave de diversos grupos, identifique:
1 - Quais são os objetivos de curto e de longo prazo para a colaboração?
2 - Como os envolvidos saberão que as metas foram atingidas?
3 - Quais processos terão de ser estruturados para que o trabalho dê certo?
4 - Qual o papel e as responsabilidades de cada grupo?
5 - Qual será a periodicidade dos encontros? Quem é o responsável pelas reuniões?
6 - Como as decisões serão tomadas? Quais decisões precisam ser levadas a superiores? A quem?
Prepare-se
para o inesperado
É rara a organização que não tem uma mudança de planos no meio do caminho e é rara a aliança que esclarece todas as duvidas. Para desenvolver uma parceria realmente boa, saiba como lidar com mudanças organizacionais no meio do caminho e com mal-entendidos.
É rara a organização que não tem uma mudança de planos no meio do caminho e é rara a aliança que esclarece todas as duvidas. Para desenvolver uma parceria realmente boa, saiba como lidar com mudanças organizacionais no meio do caminho e com mal-entendidos.
Dê tempo
ao tempo
A última dica para desenvolver boas parcerias entre departamentos é simples, apesar de ser um desafio para muitos: dê tempo para que funcione. Os grupos devem ficar em contato para resolver tensões acumuladas, compartilhar melhores práticas, avaliar o progresso do trabalho e identificar oportunidades. Essas conexões constantes farão a aliança funcionar.
A última dica para desenvolver boas parcerias entre departamentos é simples, apesar de ser um desafio para muitos: dê tempo para que funcione. Os grupos devem ficar em contato para resolver tensões acumuladas, compartilhar melhores práticas, avaliar o progresso do trabalho e identificar oportunidades. Essas conexões constantes farão a aliança funcionar.
Fonte
CIO DIGITAL - Maya Townsend é fundadora e consultora da Partnering
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